A restauração de resina é uma técnica utilizada para recuperar a estrutura, aparência e funcionalidade dos dentes em casos de sua remoção parcial. De maneira geral, o especialista pode utilizar diversas técnicas para restaurar o dente, a fim de corrigi-lo, caso esteja quebrado ou deteriorado. Em caso de cáries, a restauração é utilizada para preencher a cavidade do dente, protegendo-a e evitando a ação de bactérias ao final do tratamento.
As resinas compostas são materiais plásticos e estéticos, com alto potencial estético e que permitem simular todos os efeitos ópticos de um dente, tais como transparências, fluorescências e detalhes como trincas e pigmentações. As resinas são comercializadas em diversas cores, semelhantes aos dentes naturais, o que possibilita diariamente o aperfeiçoamento das restaurações, com resultados muito mais eficazes aos pacientes.
A restauração de resina não é considerada um procedimento complexo, pois envolve poucos processos e um pós-operatório tranquilo. De maneira geral, o dentista retira a parte que está deteriorada do dente, limpa-a e preenche sua cavidade com a resina. Quando essa cavidade é fechada, o dentista visa prevenir a deterioração do dente pela possível ação de bactérias.
Em um passo a passo breve, o procedimento envolve as seguintes etapas:
De maneira geral, a cavidade do dente pode ser preenchida com diferentes tipos de materiais, tais como ligas metálicas, resina e porcelana. A resina, especialmente, apresenta uma grande vantagem para a estética do paciente, já que o dentista pode adaptar sua coloração e tonalidade às do dente original, conferindo um resultado muito mais próximo ao natural.
Além disso, a resina possui alta durabilidade; aumenta a capacidade de resistência à mastigação; possui um sistema adesivo de qualidade, podendo ser fixada no dente de maneira fácil e é um material maleável, permitindo que o trabalhe no dente o tempo que for preciso para ter um resultado satisfatório.
No entanto, esse material não é indicado para o caso de restaurações muito grandes, devido às chances de lascar ou se desgastar com o tempo. Por isso, é importante sempre contar com a orientação de um especialista na hora de escolher o material para a sua restauração dentária, visto que cada caso exige um tipo específico para obter melhores resultados.
Assim como qualquer outro procedimento dentário, a restauração de resina também requer alguns cuidados para preservar a coloração do dente próxima do original, após o procedimento. Nesse contexto, os dois principais são:
Além desses dois cuidados básicos, é possível que o seu dentista indique outras especificidades para o seu caso, a fim de otimizar os seus resultados da restauração de resina e preservá-los por muito mais tempo.
Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.
Copyright © 2020. Desenvolvido por Upplay - Soluções em Comunicação.