Essa cirurgia vem sendo muito utilizada em tratamentos estéticos para melhorar o sorriso. O objetivo da cirurgia plástica periodontal é corrigir gengivas desalinhadas, recobrir raízes dentárias expostas ou acabar de vez com o sorriso gengival.
A indicação principal da cirurgia plástica periodontal se dá quando o defeito altera a harmonia do sorriso do paciente. Doenças periodontais, cáries, problemas endodônticos, entre outros problemas, devem ser tratados antes de qualquer procedimento estético.
Normalmente o início dos problemas com a gengiva são as placas bacterianas. Essas bactérias formam uma película ao redor dos dentes, e não possui cor, portanto, é quase impossível percebê-las. Para que essas placas não tornem-se problemas gengivais que necessitem de cirurgia plástica periodontal, é importante manter uma boa saúde bucal, escovando os dentes depois de todas as refeições para, assim, remover todo e qualquer resíduo de alimento que possa gerar uma infecção dos dentes, de gengiva e, em alguns casos, doenças que possam atingir o tecido gengival e o osso que suporta toda a dentição.
Além das placas bacterianas, outros fatores podem estar relacionados as doenças gengivais e devem ser cuidados para que não haja a necessidade de algum tratamento ou a cirurgia plástica periodontal, confira os exemplos:
Ela consiste na remoção de tecido gengival, em um procedimento cirúrgico considerado simples. Primeiro o dentista aplica a anestesia para que o paciente não sinta desconfortos ao longo do procedimento. Após ele inicia o descolamento dos tecidos moles, remove a gengiva excessiva e pode corrigir, também, o contorno gengival.
É necessário que cada caso seja avaliado individualmente para a realização da cirurgia plástica periodontal, porque o tanto de gengiva e o procedimento, irão variar de pessoa para pessoa e, em casos mais complexos, pode ser necessária uma cirurgia mais elaborada.
Hoje, as técnicas cirúrgicas proporcionam excelentes resultados estéticos e um pós-operatório sem tantos desconfortos. Geralmente não é necessário que haja repouso e o paciente poderá voltar às suas atividades normais no dia seguinte, desde que tenha alguns cuidados no pós-operatório. É necessário que haja o cuidado com exercícios físicos intensos e com alimentos muito quentes e rígidos. É importante também redobrar os cuidados de higiene bucal e tomar de modo correto a medicação que será indicada pelo dentista.
Em casos mais complexos, como a correção do sorriso gengival, retração das gengivas é necessário um cuidado prolongado, por 10 dias ou até mais. Neste período, para que o paciente consiga alimentar-se nem riscos, é, em grande parte das vezes, colocada ou aderida uma massa protetora no local para proteger a ferida.
Preencha o formulário que faremos contato para avaliar se você se enquadra em algum dos nossos cursos.
São informações preliminares e nossa equipe fará contato para mais detalhes.
Copyright © 2019. Desenvolvido por Upplay - Soluções em Comunicação.